Coelophisis
Viveu no Fim do Triássico e foi encontrado num lugar onde havia milhares de ossos desse animal, centenas de esqueletos empilhados uns sobre os outros num verdadeiro cemitério de dinossauros. Em um único bloco estudado foram encontrado pelo menos seis Coelophisis; considerando o resto da área do bloco e os outros blocos transportados, deveria haver naquele lugar pelo menos 1000 animais.
Os cientistas ainda têm dúvidas sobre o que ocasionou tal catástrofe. Talvez, a manada inteira de Coelophisis tenha sido afetada por uma seca, e, em busca de água para beberem, centenas de animais convergeram para um riacho; mas de repente, a seca acabou. Chuvas torrenciais começaram a cair. Sem aviso, uma inundação cobriu o leito do rio, submergindo tudo o que estava ali. Os Coelophisis foram dragados pelas águas lamacentas.
Como o nome já diz, o Coelophisis tinha ossos ocos e leves, as patas trazeiras eram compridas e o crânio pontiagudo era repleto de dentes afiados; tinha garras desenvolvidas para fechar quando eram flexionadas, agarrando a presa. Era um dinossauro bÃpede, projetado para correr. Tinha um faro muito bom; os olhos também eram ótimos, já tinham visão colorida, vista lateral ampla e poderiam localizar facilmente a presa. Graças a cauda poderia se mover ereto e manter o equilÃbrio. Era um animal incrivelmente veloz para o seu tamanho, podia locomover-se a uma velocidade de até 60 quilômetros horários. O surgimento deste animal originou uma jornada evolutiva que culminou nada menos que o grande Tiranossauro Rex.
Foram identificadas duas formas distintas de Coelophysis, a robusta e a esbelta, as quais os paleontologistas acreditam terem sido macho e fêmea. Poderia abater presas muito maiores do que si mesmo trabalhando em equipe. Além disso, achados paleontológicos revelam que também poderiam ser canibais. Junto aos ossos de um Coelophisis foram encontrados ossos de um bebê desta espécie. Poderiam se alimentar de outros de sua espécie normalmente, ou este não era um hábto comum e abriram uma exeção, enlouquecidos pela fome.
Pentaceratops
O Pentaceratops cujo o nome significa " Lagarto de cinco chifres ", viveu no Novo México e Colorado, media aproximadamente 8 metros de comprimento e chegava a pesar até 6 toneladas, viviam em grupos alimentando se de vegetações rasteiras. Pertencia ao grupo dos ceratopsÃdeos. O escudo e os chifres eram ótimas armas de defesa contra predadores porém eram também utilizadas em batalhas entre machos na disputa de fêmeas, escudo o qual acredita-se que fosse ornamentado de colorido que serviria para seduzir fêmeas e aterrorizar possÃveis adversários.
Plateossauro
O Plateossauro, nome que significa estranhamente "lagarto plano", viveu no Triássico e chegava até 8 metros de comprimento e 3 metros de altura. Este foi um dos primeiros dinossauros herbÃvoros encontrados. Dinossauro sauropodomorfo primitivo conhecidos também como prossaurópodes, estes eram parentes, entretanto não antecessores dos grandes saurópodes do Jurássico, como o Braquiossauro.
Os Plateossauros e seus parentes, embora tenha caminhado com as quatro pernas, as vezes agiam como bÃpedes, este normalmente ficava de pé. Foram os primeiros a não se alimentar exclusivamente de plantas rasteiras, pois acredita-se que podia erguer-se para se alimentar da vegetação mais alta.
Os Plateossauros e seus parentes, embora tenha caminhado com as quatro pernas, as vezes agiam como bÃpedes, este normalmente ficava de pé. Foram os primeiros a não se alimentar exclusivamente de plantas rasteiras, pois acredita-se que podia erguer-se para se alimentar da vegetação mais alta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário