segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Especies de dinossauros

CHASMATOSSAURUS







PLATEOSAUROS


E o mais antigo dinossauro  herbívoro conhecido foi o primeiro a andar sobre quatro pernas foi tambem o primeiro dinossauro a pessar mais de uma tonelada e,o primeiro a viver em grupos.
tamanho:mais de 11 metros de comprimento.
encontrado na europa.






COELOPHYSIS
Este dinossauro era pequeno e delgado casado. Os fosseis encontrados mostraram evidencias de vida em grupo e de canibalismo.tamanho:0,6-3 metros de comprimento. encontrado no Arizona e no novo México,EUA.










megalosauros


Esse grande carnivoro foi um dos maiores predadores da europa,durante o jurácico.
Tamanho:12 metros de comprimento-encontrado no Reino Unido.



Adasauro
Adasauro era um dinossauro ou era um pássaro?

Os cientistas acreditam que teve penas, e que era pequeno e de peso leve. Também teve para um assassino arranhar como Velociraptor, mas a garra era menor.

O que nós sabemos de alguns fósseis que foram descobertos tão longe, é que Adasaurus era um pequeno carnivoro que era leve e teve muitos pássaros como características. Foi colocado agora na mesma família como Velociraptor para, mas descobertas futuras podem mudar isso.

Adasauro foi descrito como sendo extremamente semelhante a Archeopteryx. Tem bastante das características de dromaeosaur também ser colocado naquela família, mas a visão global desses tipos de raptors está evoluindo no ser deles chamado pássaro como dinossauros. Eventualmente, alguns sócios daquela família podem ser classificados como pássaros em vez de dinossauros.

Abelissauro


Abelissauro era um theropod de tamanho médio (um Carnivoro de duas pernas) com mandíbulas grandes cheio de dentes afiados. Muito pouco destes dinossauros foram achados. Só alguns pedaços do crânio. Isto é bastante para cientistas perceber que é um tipo novo de dinossauro que de alguns modos se parecia com Tyrannosaurus rex.

Este gênero de dinossauro, Abelisauridae, está baseado em só alguns fragmentos de crânio achados em 1985 na Argentina. Parece ter um pouco de semelhança superficial à cabeça do T. rex.

Apatossauro


 

O Apatossauro cujo nome significa " réptil bobo ", viveu durante o período Jurássico há cerca de 150 milhões de anos atrás, caracterizava-se por um corpo maciço, pescoço longo, cabeça pequena, pés amplos e a cauda muito comprida ( uma das mais compridas caudas do reino animal ). O longo pescoço, com cerca de 15 ossos grandes, era sustentado por músculos fortes. Tinha focinho longo, narinas no alto da cabeça e dentes em forma de cavilha. Foi descoberto primeiramente em 1877, no Colorado, EUA e também encontrado na Ásia Central e América do Sul.
Com 90cm de comprimento, sua cabeça era minúscula em relação ao corpo. Isso fez com que ele ficasse conhecido como "réptil bobo" de cérebro pequeno. Sabe-se que o Apatossauro podia erguer-se sobre as patas traseiras devido a estas serem maiores e quando ele o fazia, sua cauda móvel lhe servia de apoio. Sua cauda era quase metade do comprimento ligeiramente mais afinada, parecida com um chicote. Devia usá-la para bater nos famintos carnívoros que rondavam os mais fracos do bando, ou seja, os filhotes e os mais velhos. Já o longo pescoço era usado como uma espécie de "observatório", ajudando-o a detectar, a tempo, aproximação dos inimigos, bem como para alcançar as plantas mais altas das árvores.
Para sustentar seu alto peso, as pernas do Apatossauro terminavam em pés amplos, como os do elefante. Os da frente eram equipados com uma garra no polegar, usada para chutar os inimigos. Devia passar grande parte do seu tempo comendo, pois necessitava ingerir diariamente entre 150 e 1000 quilos de alimentos. A dentição era fraca, e provavelmente não mastigava as plantas mais duras. Vivia em manadas e provavelmente os filhotes e as fêmeas andavam no meio, cercados pelos machos que formavam a proteção externa.
Aucassauro



O Aucassauro cujo nome tem origem no idioma Mapuche, onde Auca Mahuida é o local onde fora encontrado, significando "lagarto de Auca" e "garridoi" em homenagem a seu descobridor o geólogo Alberto Garrido. Viveu há aproximadamente 78 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo nos arredores do vulcão Auca Mahuida na cidade de Neuquén na Argentina.
Seus fósseis foram descobertos no Subgrupo Rio Colorado na Formação Anacleto, sendo descritos em 1999 baseados em um dos mais completos esqueletos de Abelissaurídeos já descobertos e atualmente estão depositados no museu Cármen Funes em Plaza Huincul.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Aucasaurus garridoi
Época: Cretácio Superior, Campaniano.o
Local onde viveu: Argentina
Peso: Cerca de 1500 pounds
Tamanho: 9 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora



Zuniceratops 



O Zuniceratops foi o primeiro dinossauro com gola e chifres (ceratopsídeos) da América do Norte, tinha o tamanho do corpo aproximado de uma vaca e seus ancestrais vieram da Ásia. Viviam em grupos grandes governados por machos dominantes onde todos se ajudavam em caso de ataque de predadores formando uma parede de chifres e passavam a vida pastando em campos e florestas. Seus descendentes deram origem aos diversos tipos de ceratopsídeos que surgiram posteriormente na América do Norte.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Zuniceratops christopheri
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte e Novo Mexico
Peso: Cerca de 200 a 250 kg
Tamanho: de 3 a 3,5 m de comprimento e 1,20 a 1,50 m de altura
Alimentação: Herbívora



Maiassaura

 

Em 1778, foram descobertos em Montana no EUA, ninhos de uma espécie nova de Hadrossauro, o Maiassaura, "lagarto boa-mãe". Esse Hadrossauro tinha uma pequena elevação óssea entre os olhos. Ele comportava-se como os pássaros, pois ia todos os anos para a mesma região a fim de botar seus ovos e cuidava de sua cria como uma verdadeira mãe dedicada, cavava um buraco não muito profundo na terra, forrava-o com plantas e depositava seus ovos.

Tratava-se de uma descoberta sensacional, pois forneceu surpreendentes revelações sobre o comportamento social, tanto dos Hadrossauros como também de outros dinossauros que viveram nesta região no fim do período Cretáceo.

Devido a grande quantidade de pequenos ossos encontrados pelos cientistas, é provável que os filhotes tenham permanecido no ninho à espera de alimento. Talvez a mãe tenha sido morta enquanto procurava alimento e os filhotes indefesos, que esperavam pacientemente pelo seu retorno, acabarem morrendo de fome.

Descobriu-se que um filhote de Maiassaura teria em torno de 46 centímetros de comprimento, o mesmo que um gato doméstico. Teriam de crescer rápido, caso contrário seriam facilmente pegos por predadores.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Maiasaura peeblesorum
Época em que Viveu: Fim do Cretáceo, por volta de 66 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Anchissauro



Seu nome significa "quase um lagarto". Um dos primeiros dinossauros a surgir, o Anchissauro viveu no início do Período Jurássico, na América do Norte e na África. O Anchissauro andava nas quatro patas, mas passava o maior tempo apoiado nas patas traseiras comendo folhas de árvores e arbustos, possuía enormes garras nas patas dianteiras que eram usadas para se proteger de predadores que em sua época já estavam se tornando maiores e mais agressivos e o único jeito de superá-los era crescer cada vez mais, pois o Anchissauro é o ancestral dos enormes saurópodes que vieram a surgir milhões de anos depois.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Anchisaurus sp
Época: Início do Jurássico
Local onde viveu: América do Norte e África
Peso: Cerca de 40 quilos
Tamanho: 2 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Alamossauro


O Alamossauro, viveu durante o final do período Cretáceo há cerca de 66 milhões de anos atrás, caracterizava-se por um corpo maciço, pescoço longo, cabeça pequena, pés amplos e a cauda muito comprida. Foi encontrado na América do Norte em Montana, Novo México, Texas e Utah.
Assemelhava-se muito com o Apatossauro. Podia erguer-se sobre as patas traseiras devido a estas serem maiores e quando ele o fazia, sua cauda móvel lhe servia de apoio. Sua cauda era quase metade do comprimento ligeiramente mais afinada, parecida com um chicote. Devia usá-la para bater nos famintos carnívoros que rondavam os mais fracos do bando, ou seja, os filhotes e os mais velhos. Já o longo pescoço era usado como uma espécie de "observatório", ajudando-o a detectar, a tempo, aproximação dos inimigos, bem como para alcançar as plantas mais altas das árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário