As espécies que não existiram
Nanotyrannus
O Nanotyrannus, cujo nome significa tirano anão, era um dinossauro carnívoro com cerca de 5,2 metros de comprimento e que viveu nos finais do período Cretáceo. Na realidade, tratava-se de umTyrannosaurus rex juvenil, hipótese reforçada pela descoberta de um esqueleto em 2001, baptizado de Jane, de um T. rex jovem, que veio mostrar que o Nanotyrannus era também um jovem desta mesma espécie.
Os juvenis eram bastante diferentes dos adultos, incluindo no número de dentes (através dos fósseis de Gorgosaurus foi possível verificar que entre a juventude e a fase adulta estes dinossauros ficavam com um número mais reduzido de dentes, explicando o facto do Nanotyrannus ter mais dentes que os T. rex), o que aumenta a probabilidade de se confundirem estes animais com outras espécies.
Torosaurus
Toda a gente conhece o Triceratops, com uma armadura muito característica na cabeça e 3 longos chifres. No entanto, o Triceratops pode nunca ter existido, dado que se tratava de um Torosaurusjuvenil. Ou pelo contrário, o Torosaurus pode nunca ter existido, já que não era mais do que umTriceratops na sua fase adulta.
A descoberta foi publicada em 2010 por John Scannella e Jack Horner, após analisarem diversos fósseis de Triceratops e Torosaurus, concluindo que o Torosauros trata-se de facto de uma forma adulta e totalmente formada de Triceratops, e que as diferenças no crânio comprovam isso mesmo. Explica também o motivo pelo qual nunca foi encontrado um Torosaurus jovem…
Dracorex
O Dracorex partilhava praticamente todas as suas características com outro dinossauro seu contemporâneo, o Pachycephalosaurus, excepto a abóbada espessa no topo da sua cabeça. Essa diferença foi vista como uma consequência evolucionaria deste género de dinossauros, no entanto mais recentemente, outra hipótese tem reunido maior consenso: o Dracorex era umPachycephalosaurus juvenil, portanto ainda não totalmente formado.
Stygimoloch
À semelhança do Dracorex, também é crível que o Stygimoloch fosse um Pachycephalosaurus não totalmente adulto. Jack Horner e Mark Goodwin publicaram em 2009 as suas descobertas e acerca deste dinossauro, concluindo que o Dracorex era uma forma mais juvenil do Stygimoloch e que ambos eram formas mais juvenis do Pachycephalosauros, tendo em conta os diferentes estágios de formação e maturação dos seus crânios.
O facto dos 3 dinossauros terem vivido na mesma época e no mesmo local, aumentam a hipótese de se tratarem todos da mesma espécie.
Em 2010, Nick Longrich foi mais longe e levantou a hipótese de todos os dinossauros deste género com os crânios não totalmente formados, eram formas juvenis e não diferentes espécies, o que levanta a hipótese de dinossauros como o Goyocephale ou o Homalocephale também nunca terem existido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário